Thursday, November 6, 2008

hi5 vs myspace (ACTUALIZADO)

Análise comparativa de duas redes sociais distintas.


Esta análise tem como base qutro pontos essenciais. Sistema de gestão, funcionalidades, vantagens e desvantagens do ponto de vista do utilizador.
As fontes de informação foram o site wikipédia e os próprios sites.

A nível de gestão a rede social hi5 permite criar de forma grátis uma conta a qual permite interagir co
m milhões de outro utilizadores pelo mundo fora. Existem opções de privacidade e filtragem quanto a terceiros aos quais não se queiram deixar ter acsso á conta pessoal. É fácil criar a conta bastando para tal ter um e-mail. Basta preencher um formulário onde existem áreas obrigatórias como o mail e outra opcionais.
Quanto ás funcionalidades têm vindo a melhorar no ponto de vista qualitativo e quantitativo.
Tem sido criadas opções de personalização do layout, gestão de fotos por pastas bem como o aparecimento de widgets como oraganização e mostragem de fotos. Vantagem é poder-se ter acesso a um inúmero número de utilizadores, serve até para encontrar velhos amigos. Uma das grandes desvantagens é ainda o facto de não dar para video, mas supõe-se que seja uma questão de tempo até tal se suceder.


MYSPACE

Como utilizador do MySpace desde longa data deixo o meu ponto de vista. Acho-o fantástico a nível de publicitação de novas bandas. Tenho imensos amigos com bandas próprias que utilizam o MySpace para partilhar e difundir a sua música, obtendo asssim grande liberdade de expressão. Básicamente utilizo o MySpace para comunicar com os meus amigos que estão no Porto a sua maioria, pois também eu sou de lá.

É uma das vantagens deste site, a conecção entre uma comunidade na sua mairia direccionada para o mundo músical.

Em termos de desvantagem verifica-se a falta de intuitividade no manusemento da conta, pois requere um certo tempo a aprender a mexer com o mesmo. Mas nada de outro mundo.

Quanto á estrutura aqui fica uma definição da wikipédia.

MySpace é um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interactiva de fotos, blogs e perfis de usuário. É a maior rede social do Estados Unidos e do mundo com mais de 110 milhões de usuários. Inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos.
Características
Boletins
Grupos
Myspace IM
My Space Tv
Aplicações
MySpace News
MySpace Classifieds
MySpace Karaoke
MySpace Polls
Outros Serviços
MySpace Sports (Desportos), MySpace Books (Livros), MySpace Horoscopes (Horóscopos), MySpace Jobs (Empregos), e MySpace Movies (Filmes).

MySpace é um site muito activo, com novos membros entrando no serviço diariamente e novos recursos adicionados com frequência. A crescente popularidade do site e sua habilidade de hospedar MP3s fez com que muitas bandas e músicos se registassem. Algumas vezes fazendo de suas páginas de perfil seu site oficial. A lentidão devido ao alto tráfego e constante registro de novos membros, os servidores passaram por manutenções frequentes para acelerar o sistema. Ironicamente, ao final de cada manutenção o serviço parecia ficar ainda mais lento. Além disso, os criadores do site adicionam um novo recurso a cada mês em média o que contribui para a lentidão.”

Fonte “wikipédia”

2 comments:

rosa velho said...

O Olhares não é uma rede social per si, embora funcione como tal pelo ligação entre utilizadores proporcionada pelo conteúdo.

Sempre que referir sites pode colocá-los interactivos para explorar melhor o hipertexto.

Inês Amaral

rosa velho said...

Será também interessante fazer a sua própria análise, na lógica do utilizador. E posteriormente confrontá-la com a versão Wikipedia e/ou a versão oficial dos respectivos sites.

Inês Amaral